quarta-feira, 27 de março de 2013

Quais os verbos mais usados em espanhol?

Se você já estudou espanhol em um método tradicional deve ter arrepios quando ouve falar de verbos em espanhol. E se a combinação “conjugação de verbos em espanhol” te faz querer sair correndo, este post vai te ajudar.

O problema é que a cada novo verbo, o professor tenta ensinar ao aluno como conjugar este verbo em todos os tempos possíveis, e para piorar, em todas as pessoas. E isso sobrecarrega o aluno, fazendo com que ele pense que aprender espanhol é muito chato e difícil.


Mas, será que isso é realmente necessário para você dominar o espanhol? Será que se você não aprender a conjugar os verbos em todas as pessoas e tempos, você fica impossibilitado de se comunicar?

Vamos fazer um teste: você sabe conjugar o verbo “ver” em português? Pense aí por alguns segundos…

Você provavelmente está pensando na ordem que aprendeu na escola, começando pelo presente do indicativo: eu vejo / tu vês / ele vê / nós vemos / etc.

Muito bem. Agora eu lanço um desafio: conjugue o verbo “ver” na segunda pessoa do futuro do subjuntivo. Demorou pra pensar na resposta?

Veja que esta demora é natural, pois apesar de você saber usar o verbo “ver” corretamente, não é comum você pensar na conjugação.

Na frase abaixo, se eu pedir para você completar com o verbo “ver”, você terá facilidade:

Se ele _______________isso tenho certeza que entenderia.

Mas se eu pedir para conjugar “ver” na terceira pessoa do imperfeito do subjuntivo será que você chegaria a essa conclusão com rapidez?

Pois bem, você percebeu que para se comunicar bem você não precisa aprender conjugações e sim, as combinações. No seu dia a dia, quantas variações do verbo “ver” você realmente usa? Três ou quatro? E para falar espanhol? A cada novo verbo, nós temos que fazer estes questionamentos, quais as situações mais comuns em que eu possa usar esta palavra? Crie alguns exemplos reais e aprenda estes. Não tente aprender tudo de uma vez. Concentre-se no que você vai usar com mais frequência.

E para ajudá-lo nesta tarefa, o site Reverso dá uma lista dos verbos mais populares em espanhol. São 30 verbos amplamente usados no espanhol para você conhecer. Mas lembre-se: não queira decorar todos de uma só vez. Pesquise estes verbos em textos na internet, crie exemplos reais no seu caderno e preste atenção em que situações estes verbos aparecem com mais frequência.

Veja a lista:

ir
ser
estar
hacer
tener
ver
poder
decir
empezar
dar
comer
venir
querer
haber
saber
leer
jugar
salir
poner
dormir
pedir
traer
volver
pensar
vivir
seguir
conocer
llegar
oir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About